![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwbbYNHpSJWQ2seIjY3KGoQvGkqsKa_AiH1Jxr9Tf7yY3PTLiaszVK5GQQVlbXJbTuD3TQx_A2POQPG9cfkMoOLP1ElJIgTPhUm368Rbdj-CX-X3EyQfyi3TLcbCLsPTItSv6NKO_k9tw9/s400/SPFC_1977.jpg)
Este time conquistou o primeiro título nacional para o São Paulo, foi campeão depois de vencer o Atlético no mineirão. Em pé: Antenor, Tecão, Getulio, Chicão, Bezerra e Valdir Peres. Agachados: Viana, Teodoro, Mirandinha, Dario Pereyra e Zé Sergio.
A partida final aconteceu no dia 5 de março de 1978, mas decidia o título de 1977, e teve um público de 102.974 pessoas. A final terminou empatada em 0x0, e na decisão por pênaltis o Tricolor venceu por 3 a 2 e ficou com o título.
O São Paulo não podia contar com seu artilheiro Serginho, que estava suspenso, mas antes do jogo decisivo, o técnico Rubens Minelli armou uma encenação para tentar confundir os atleticanos. Mandou Serginho viajar para Belo Horizonte de helicóptero, e vestido com o uniforme do São Paulo andou pelos corredores do estádio dizendo que iria jogar.
Os mineiros ficaram indignados com a "possível" participação de Serginho na final. O Atlético também jogou sem seu artilheiro, Reinaldo, que também estava suspenso. Serginho não jogou, mas a encenação com certeza perturbou os adversários.
O jogo foi catimbado do começo ao fim. Com o empate em 0x0, a decisão foi para os pênaltis.
Foi aí que brilhou a estrela do grande goleiro são-paulino, Valdir Peres.
O São Paulo começou batendo. Getúlio foi o primeiro e desperdiçou, defesa do goleiro João Leite.
Toninho Cerezo bateu para fora a 1ª cobrança do Atlético-MG.
Chicão errou também o 2º pênalti e Ziza fez 1x0 para os mineiros.
Nos outros três pênaltis, os são-paulinos Peres, Antenor e Bezerra converteram suas cobranças, enquanto do lado dos atleticanos, apenas Alves acertou.
Valdir Peres defendeu a cobrança de Joãozinho Paulista e Márcio chutou para fora a última cobrança, atormentado pelo fantasma Valdir Peres, o mestre catimbeiro.
O São Paulo jogou com: Valdir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Darío Pereyra; Viana (Neca), Mirandinha e Zé Sérgio; Téc. Rubens Minelli.
O Atlético-MG entrou em campo com: João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio (Joãosinho Paulista) e Ziza; Téc. Barbatana.
Resultado final: São Paulo 3 x 2, nos pênaltis.
O São Paulo conquistava assim, seu primeiro título de campeão brasileiro.
A decisão
Um comentário:
Opa, beleza, Jonas? Cara, eu estou na dúvida e gostaria de montar um layout semelhante ao que você montou com "Força Tricolor", para poder desenvolvê-lo no meu blog, Blog Mundo Tricolor. Eu gostaria de fazer layout aleatórias para cada acesso ao site, num total de 11, cada um rederente às cinco conquistas do Brasileiro, três da Libertadores e três dos Mundiais. Se puder me ajudar, ao passar instruções, ficarei grato. Ah, caso queira acessar o meu blog, aqui está o link:http://blogmundotricolor.blogspot.com/
Saudações Tricolores
Postar um comentário