![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwbbYNHpSJWQ2seIjY3KGoQvGkqsKa_AiH1Jxr9Tf7yY3PTLiaszVK5GQQVlbXJbTuD3TQx_A2POQPG9cfkMoOLP1ElJIgTPhUm368Rbdj-CX-X3EyQfyi3TLcbCLsPTItSv6NKO_k9tw9/s400/SPFC_1977.jpg)
Este time conquistou o primeiro título nacional para o São Paulo, foi campeão depois de vencer o Atlético no mineirão. Em pé: Antenor, Tecão, Getulio, Chicão, Bezerra e Valdir Peres. Agachados: Viana, Teodoro, Mirandinha, Dario Pereyra e Zé Sergio.
A partida final aconteceu no dia 5 de março de 1978, mas decidia o título de 1977, e teve um público de 102.974 pessoas. A final terminou empatada em 0x0, e na decisão por pênaltis o Tricolor venceu por 3 a 2 e ficou com o título.
O São Paulo não podia contar com seu artilheiro Serginho, que estava suspenso, mas antes do jogo decisivo, o técnico Rubens Minelli armou uma encenação para tentar confundir os atleticanos. Mandou Serginho viajar para Belo Horizonte de helicóptero, e vestido com o uniforme do São Paulo andou pelos corredores do estádio dizendo que iria jogar.
Os mineiros ficaram indignados com a "possível" participação de Serginho na final. O Atlético também jogou sem seu artilheiro, Reinaldo, que também estava suspenso. Serginho não jogou, mas a encenação com certeza perturbou os adversários.
O jogo foi catimbado do começo ao fim. Com o empate em 0x0, a decisão foi para os pênaltis.
Foi aí que brilhou a estrela do grande goleiro são-paulino, Valdir Peres.
O São Paulo começou batendo. Getúlio foi o primeiro e desperdiçou, defesa do goleiro João Leite.
Toninho Cerezo bateu para fora a 1ª cobrança do Atlético-MG.
Chicão errou também o 2º pênalti e Ziza fez 1x0 para os mineiros.
Nos outros três pênaltis, os são-paulinos Peres, Antenor e Bezerra converteram suas cobranças, enquanto do lado dos atleticanos, apenas Alves acertou.
Valdir Peres defendeu a cobrança de Joãozinho Paulista e Márcio chutou para fora a última cobrança, atormentado pelo fantasma Valdir Peres, o mestre catimbeiro.
O São Paulo jogou com: Valdir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Darío Pereyra; Viana (Neca), Mirandinha e Zé Sérgio; Téc. Rubens Minelli.
O Atlético-MG entrou em campo com: João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio (Joãosinho Paulista) e Ziza; Téc. Barbatana.
Resultado final: São Paulo 3 x 2, nos pênaltis.
O São Paulo conquistava assim, seu primeiro título de campeão brasileiro.
A decisão